believe in yourself

O que é TENDÊNCIA?

O que é TENDÊNCIA?

Hey todo mundo, tudo bem com vocês?

A Pantone já divulgou as cores que serão tendência desse ano a Ultra Violet segundo a marca, é a cor de 2018 e que acende o caminho para o que está por vir. Mas espera, vocês não devem estar entendendo nada né!? Quem é essa tal de Pantone? E melhor o que é tendência?

De acordo com o dicionário, tendência é “aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma; predisposição, propensão”. Mas para a moda e na prática do mercado, isso vai muito além. Muito trabalho e pesquisas são feitas
observando e analisando fatores econômicos, políticos e sociais que irão inspirar comportamentos, movimentos e valores, e desse modo é possível ter uma ideia daquilo que as pessoas desejarão num futuro próximo, ou seja, tendência seria uma previsão do que as pessoas irão querer mais para frente.

Pesquisa e análise dos fatores (econômicos, políticos e sociais) → previsões do que as pessoas irão desejar mais para frente
→ tendências

Agora, modinhas ou modismos e tendências muitas vezes são tidas como a mesma coisa, mas não é bem assim. A diferença está que o modismo tem um período de duração bem curto, é esquecido rapidamente, enquanto as tendências são mais duradouras.

Modinhas ou modismos: CURTA DURAÇÃO
Tendência: MAIOR DURAÇÃO

No entanto, essa inconstância das tendências, caracteriza um ciclo de moda, porque de um modo geral, as tendências surgem, são aderidas e seguidas por muitas pessoas, atingindo seu pico e depois ela vai se tornando saturada e esquecida e logo uma nova tendência aparece recomeçando todo o ciclo.

Agora, só pra vocês terem uma ideia de como surgem essas tendências, há empresas chamadas bureaus de tendência que são especializadas em pesquisa de tendência e contam com profissionais de diversas áreas, já que vários fatores são analisados (aqueles fatores citados lá em cima). Essas empresas vão ter uma previsão do que mais para frente as pessoas desejarão consumir e esse material é oferecido para as várias outras empresas de diversos segmentos e não só de moda que vão se beneficiar e mostrar essas tendências nas diversas feiras pelo mundo, como a Semana de Moda de Paris, SPFW, Salão do Automóvel de São Paulo, Feira de Design de Milão, dentre várias outras. E só para entenderem melhor, essas tendências não são somente de um estilo de roupa, uma peça de roupa, mas também estão relacionadas as cores, estampas, tecidos, shapes, volumes, materiais e várias outras coisas, por isso que não são somente as empresas de moda que se beneficiam dessas tendências. Bom, é claro que também muitas vezes as pessoas acabam copiando e seguindo estilos de por exemplo celebridades ou um grupo de pessoas do momento, mas muita vezes isso cai no modismo e logo as pessoas vão deixando de usar.

Lembra quando eu falei no começo do texto da cor do momento, então quem divulgou essa cor,Ultra Violet como a cor de 2018, foi a Pantone que é uma empresa, que foi fundada em 1962, em New Jersey, nos EUA, que criou sua marca de mesmo nome ( PANTONE®), e hoje é considerada uma autoridade em cores, ficando famosa por ter criado a “Escala de Cores Pantone” (“Pantone Matching System” ou PMS), onde desenvolveu um sistema numérico de cores de tintas que se tornou uma linguagem padrão para comunicação, desde o designer até o fabricante, além de suas cores terem reprodução precisa, sendo utilizado em diversas indústrias, principalmente na indústria gráfica. E hoje em dia ela praticamente dita as cores que vão ser usadas, mas não é uma escolha aleatória, como vimos antes, muitas pesquisas e estudos são feitos por diversos profissionais de vários setores, e na Pantone isso não é diferente, e desse modo ela chega nas cores que irão ser tendências a cada ano.

Então gente, se vocês observarem bem, no video ou post o que é moda, vimos que a moda acompanha o contexto da época e agora em tendências isso fica mais claro ainda, porque tudo o que esta acontecendo atualmente influencia a moda, nossas escolhas e também aquilo que vai estar sendo usado, o que vai ser o desejo do momento.

E para quem prefere conteúdo em vídeo, aqui está esse post em forma de vídeo. Venham conferir!

E aí gostaram desse conteúdo? Vocês sabiam o que era tendência? Sabiam que tem toda essa pesquisa por trás? Comentem aqui que eu quero saber se esse post/vídeo foram úteis para vocês.

beijoCAs

Agradecimento especial a Fernanda Goulart que me ajudou com o roteiro desse vídeo/post.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *